Termo de Consentimento

CONSENTIMENTO PARA O TRATAMENTO DE DEPILAÇÃO COM LASER DIODO 800 NM

Recebi informações sobre o procedimento de depilação à laser diodo 810 nm.

Fui informado que a depilação à laser possibilita a destruição de um número considerável de folículos dos pelos no momento da aplicação, porém existe uma outra fração que ainda está em repouso no momento do procedimento, e portanto, dificilmente se elimina a totalidade dos pelos em uma só aplicação. O número de aplicações necessárias varia dependendo das características da pessoa.

No caso do tratamento no rosto de mulheres principalmente entre 18 e 35 anos pode ser especialmente resistente, devido ao hisurtismo (pelos na face característicos dos homens). Nesse caso, podem surgir novos pelos numa velocidade maior do que o laser pode eliminar e por isso pode ser necessário maior número de sessões do que a do corpo.

Fui informado também sobre as contra indicações do tratamento: gravidez, aparecimento de transtornos imunossupressores, infecções ativas na pele como Herpes zoster ou simples, varicela ou outras, administração de isotretinoina (Roacutan, Tigason, Neotigason) nos últimos 6 meses, administração de retinol ou ácido retinóico ou outro ácido na pele, administração de produtos fotossensibilizantes ou aplicação de produtos de autobronzeamento.

Fui também devidamente orientado sobre os efeitos secundários que ocasionalmente podem surgir. A zona tratada pode ficar um pouco avermelhada depois da sessão e raramente pode ocorrer o aparecimento de pequenas vesículas, as quais podem desaparecer de 24 a 48 horas após a aplicação. Em certas ocasiões, especialmente quando a pele está ligeiramente bronzeada, podem surgir casquinhas de cor marrom, que com o tempo se desprendem da pele, deixando a área ligeiramente mais clara que o restante. No entanto, essa hipopigmentação vai desaparecendo com breves exposições solares, sem deixar mancha alguma.

Também me foi explicado sobre os cuidados que devo seguir para o sucesso do tratamento e para evitar os efeitos secundários:

Evitar bronzeamento 60 dias antes das sessões de depilação, pois as peles bronzeadas reagem menos eficientemente ao tratamento do que as não bronzeadas. Em caso de exposição solar, avisar antes de cada sessão para ajustamento dos parâmetros de tratamento.

Não depilar a região tratada com cera ou arrancar com pinças o pelo para não prejudicar o tratamento, mas sempre utilizar lâminas de depilação.

Não descolorir os pelos no período de tratamento.

Evitar o uso de maquiagem sobre o rosto ou desodorante nas axilas no dia do procedimento, pois esses produtos podem conter substâncias que provocam inflamação na pele quando reagem com a luz do laser .

Não utilizar cosméticos que contenham ácido glicólico ou ácido retinóico três dias antes do procedimento.

Dias depois de uma sessão, alguns pelos deverão ir se desprendendo facilmente dos seus folículos e nesse período, é interessante aplicação de gel de Aloe vera e sempre utilizar protetor solar de no mínimo 30 SPF na área tratada.

Assim, após estes esclarecimentos sobre as informações da depilação à Lazer de diodo 800nm dou meu consentimento para que seja realizado o tratamento.